top of page

PARCEIROS

    A NIP  foi fundada em 1998 pela psicóloga clinica Débora Tafla Bliacheriene.

Com mais de 24 anos de formação, ao longo de sua vida profissional Débora vem se especializando em diversas áreas, podendo assim contribuir com  a saúde mental e qualidade de vida de muitas famílias, adolescentes e adultos.

   Sua experiência e formação lhe fornece ampla capacidade e desenvoltura para coordenar e supervisionar uma clínica com mais de 30 profissionais, estes, que por sua vez, contribuem com a saúde mental de centenas de pessoas. Uma rede de atendimentos que não tem fim..

  Débora é especialista em Psicoterapia Sistêmica em Família e Casal, formação em EMDR (eye movement desensitization and reprocessing), formação em TCC (Terapia Cognitivo Comportamental),  formação em Terapia do Esquema, Bio feedback e entre outras.

​

Hoje a NIP conta com a parceria de  mais de 30 profissionais especializados.

​

LINHA TERAPÊUTICA

A psicoterapia é um recurso utilizado por psicólogos para auxiliar as pessoas a lidar com conflitos, no enfrentamento das dificuldades, na compreensão das relações interpessoais, na busca do autoconhecimento, qualidade de vida e ampliação da consciência.

 

O atendimento psicológico possibilita a descoberta de si mesmo, o paciente tende a reconhecer suas características pessoais, identificar seus pensamentos e sentimentos, refletir sobre seus comportamentos, bem como as consequências destes em sua vida, podendo assim, melhorar sua qualidade de vida. Ao se conhecer o ser humano consegue lidar melhor com suas emoções, planejar seu crescimento e promover mudanças significativas em seu ambiente social.

 

Durante os atendimentos o cliente poderá tratar de suas angústias, anseios, desejos, medos, ideias e dúvidas. É um espaço livre para abordar diversos assuntos, refletir, reconstruir e amadurecer novas alternativas que possibilite seu desenvolvimento pessoal.

 

As linhas terapêuticas em psicologia são baseadas em abordagens teóricas e técnicas psicoterapêuticas que condizem com essas teorias.

A abordagem teórica é a descrição da visão de homem de determinado teórico, e as técnicas psicoterapêuticas são as ferramentas que o psicólogo utiliza para compreender a pessoa e para auxiliá-la em sua busca.

 

Todas as linhas terapêuticas, em comum, buscam o bem estar psiquico daqueles que o procuram!

COGNITIVO COMPORTAMENTAL
​
É uma forma de terapia objetiva que procura tratar de maneira direta e eficaz com ênfase no presente. O foco principal desta terapia está em como os problemas interferem na vida diária, e como é possível alcançar o entendimento destes problemas e desenvolver maneiras de lidar com eles. É um tipo de psicoterapia mais ativa, em que o psicoterapeuta participa ativamente e convoca o paciente a pensar sobre determinados assuntos entre as sessões.
COMPORTAMENTAL
​

A terapia comportamental trata tanto o conteúdo comportamental como os pensamentos e sentimentos.

A posição do terapeuta comportamental pode ser de prestar atenção tanto nos eventos ambientais antecedentes para explicar o que esta pessoa faz e o que sente quando faz alguma coisa. ara cada sentimento existe alguma situação que ocorreu anteriormente que provocou este estado. A terapia comportamental se interessa por essa situação anterior, e assim promover as mudanças para ajudar esta pessoa a superar suas dificuldades. A terapia comportamental é acima de tudo, um processo de aprendizagem sobre você mesmo e como desenvolver novos comportamentos. É a forma de aumentar sua capacidade de agir da forma que você quer agir.

GESTALT TERAPIA
​
É pautada na doutrina holística, na fenomenologia e no existencialismo. Baseada no "aqui-e-agora", a Gestalt Terapia tem como foco levar as pessoas a restaurar o contato consigo, com os outros e com o mundo. Por ser considerada uma abordagem humanista, acredita na capacidade do ser humano em se auto-realizar e de desenvolver seu potencial. O tempo de terapia é variável.
PSICODRAMA
​
Baseia-se na teoria da espontaneidade e na teoria dos papéis. A primeira está ligada à criatividade, e a segunda, a um conjunto de várias possibilidades de identificação do ser humano. Os papéis psicodramáticos expressam as distintas dimensões psicológicas do eu (self) e a versatilidade potencial de nossas representações mentais. A técnica utilizada é a dramatização de situações vivenciadas ou sentidas. O tempo de terapia é variável.
PSICANÁLISE FREUDIANA
​
Segundo Freud, a psicanálise é um procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis de outra maneira. É um método para o tratamento de distúrbios neuróticos que proporciona uma série de informações psicológicas, e que se tornou uma nova disciplina científica. É uma teoria que procura descrever a origem dos transtornos mentais, o desenvolvimento do homem e de sua personalidade, além de explicar a motivação humana. Com base neste corpo teórico, Freud desenvolveu um tipo de psicoterapia. 
PSICANÁLISE JUNGUIANA
​
Carl Jung, fundador da psicologia analítica e discípulo de Freud, passou a se dedicar profundamente aos meios pelos quais se expressa o inconsciente. O inconsciente pessoal consiste fundamentalmente de material reprimido e de complexos, enquanto o coletivo é composto fundamentalmente de uma tendência para sensibilizar-se com certas imagens, ou melhor, símbolos que agregam sentimentos profundos de apelo universal. tem como metas terapêuticas não só a conscientização das emoções, mas dos conflitos não aceitos, expressos muitas vezes por meio de doenças e sofrimentos. Tem como meta principal ajudar o indivíduo a retornar à sua essência de afeto, liberdade e bem-estar, ou seja, o resgate de sua condição humana, individual, natural e sem deformações. Os analistas junguianos utilizam o conteúdo onírico (sonhos) dos pacientes como meio de análise.
PSICANÁLISE LACANIANA
​
Jacques Lacan foi seguidor de Freud e para ele a psicanálise não é uma ciência, e sim, uma prática por meio da livre associação chegando ao núcleo do ser. Esta terapia constitui-se pela noção de sujeito e de que o inconsciente se estrutura como a linguagem. O tempo da sessão é variável e depende do tempo lógico, isto significa que existem momentos de corte que são muito precisos e em que o analista precisará intervir sem hesitação
bottom of page